Um dos objectivos da Usama é que os alunos "cresçam" culturalmente. Assim, com a boa vontade e empenho do nosso professor de Património Histórico Dr. A. Tavares e da Câmara Municipal da nossa cidade, contribuindo com a viagem, fomos até à vizinha vila de Fornos Algodres.
Aí, tivemos a oportunidade de visitar o C.I H.A.F.A.-Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos Algodres. Uma parte encontrava-se no interior de um espaço, pertencente à Câmara, onde pudemos observar uma grande colecção de objectos encontrados junto do Castro de Santiago, da Fraga da Pena, da Necrópole das Forcadas, das Antas de Cortiçô, da Matança e das Malhadas; no exterior, além de visitarmos alguns templos medievais que foram sofrendo modificações ao longo dos tempos, vimos pelourinhos únicos, sepúlturas,aras, solares, vias romanas...
No intervalo das visitas, deliciámo-nos com um saboroso almoço regional.
Foi um dia de grande convívio, de enriquecimento cultural e de guerra ao stress do dia a dia.
4 comentários:
Mirita!
Mais uma vez parabéns... por teres sido "o repórter" desse passeio que deve ter sido bem interessante(pelas fotos que já vi) e a que mais uma vez não me foi possível ir!
Parece que o almoço também foi do agrado da maioria dos participantes!!!
Assim sendo...há que aguardar por novos eventos da USAMA!
Ainda bem que fez este relato.
A pesar de não ter ido fiquei com pena de não ter participado, principalmente pelo agradável convívio que os passeios da Usama sempre proporcionam.
Explêndida Repórter!
Obrigada Mirita.
É realmente um óptimo percurso arqueológico. Mas Mangulade também tem vários locais notáveis arqueológicos. Por exemplo a Anta da cunha Baixa.
Enviar um comentário