sexta-feira, 13 de março de 2009

Regresso à Poesia

INVENÇÃO

Se é por mim que traço
o teu retrato,
a sobrancelha, a boca
o pensamento

É por ti, também
que já o guardo
e o demoro naquilo que eu
invento

A mão descida ali
o ombro inclinado

Os dedos descuidados
o gesto de que lembro

Se é por mim que faço
o teu retrato
dizendo de ti mais do que
entendo

É por ti que o testemunho
e faço:
o nariz, a face dissimulando os dentes

Deixo para o fim os lábios
os olhos deste mar
com a cor do luar
a meio de Agosto

Se desvendo de ti o sol-posto
é porque vejo o coração
amar
e nada mais me dá tamanho gosto

Porque o dia da mulher é todos os dias, não tive dúvidas em publicar no nosso blogue esta poesia de Maria Teresa Horta que fazia parte do grupo das três Marias que estiveram muito em voga logo a seguir ao 25 de Abril. Só hoje me chegou à mão e é mais uma homenagem a todas as mulheres contemporâneas que tiveram nela uma das mais destacadas lutadoras pelos direitos das mulheres em Portugal.

3 comentários:

dina disse...

Em nome de todas as mulheres contemporâneas de Portugal aqui fica o sincero agradecimento, pela bela homenagem de que muito gostei! E não há dúvidas: o dia da mulher é mesmo todos os dias!!!!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Dina.Obrigada meu amigo.
O dia da mulher é mesmo todos os dias!...!...


Um abraço

Aldina disse...

Olá meninos e meninas,
Meu nome é Aldina, nasci na Gafanha da Vagueira, mas moro no Brasil. Hoje tive a alegria de ler algumas mensagens, alguns poemas, algumas idéias dessa turma tão bonita. Parabéns.
Aldina
Que quiser me escrever: aldina.valeira@gmail.com ou
sementesquefrutificam.blogspot.com