sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comemoração do Dia dos Monumentos e Sítios.


Um dos objectivos da Usama é que os alunos "cresçam" culturalmente. Assim, com a boa vontade e empenho do nosso professor de Património Histórico Dr. A. Tavares e da Câmara Municipal da nossa cidade, contribuindo com a viagem, fomos até à vizinha vila de Fornos Algodres.

Aí, tivemos a oportunidade de visitar o C.I H.A.F.A.-Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos Algodres. Uma parte encontrava-se no interior de um espaço, pertencente à Câmara, onde pudemos observar uma grande colecção de objectos encontrados junto do Castro de Santiago, da Fraga da Pena, da Necrópole das Forcadas, das Antas de Cortiçô, da Matança e das Malhadas; no exterior, além de visitarmos alguns templos medievais que foram sofrendo modificações ao longo dos tempos, vimos pelourinhos únicos, sepúlturas,aras, solares, vias romanas...

No intervalo das visitas, deliciámo-nos com um saboroso almoço regional.

Foi um dia de grande convívio, de enriquecimento cultural e de guerra ao stress do dia a dia.

4 comentários:

dina disse...

Mirita!
Mais uma vez parabéns... por teres sido "o repórter" desse passeio que deve ter sido bem interessante(pelas fotos que já vi) e a que mais uma vez não me foi possível ir!
Parece que o almoço também foi do agrado da maioria dos participantes!!!
Assim sendo...há que aguardar por novos eventos da USAMA!

joao loureiro disse...

Ainda bem que fez este relato.
A pesar de não ter ido fiquei com pena de não ter participado, principalmente pelo agradável convívio que os passeios da Usama sempre proporcionam.

lulu disse...

Explêndida Repórter!
Obrigada Mirita.

Portugal Notável (Castela) disse...

É realmente um óptimo percurso arqueológico. Mas Mangulade também tem vários locais notáveis arqueológicos. Por exemplo a Anta da cunha Baixa.