terça-feira, 16 de junho de 2009

O sino da minha aldeia.


O sino da minha aldeia, não é um sino qualquer. É um sino centenário. Data de 1869.
Já prestou os seus serviços ao longo de três séculos.
Como foi importante na 1ª metade da sua longa vida!
Foi o principal meio de comunicação cá do povoado.
Umas vezes anunciou alegrias: partida para uma romaria, ajuntamento para uma ceifa, aleluia em dias de Páscoa, entrada em novos anos...
Outras vezes anunciou a morte dos habitantes, a aflição dos incêndios...
Depois outros meios mais modernos apareceram, mas ele continuou a fazer o seu papel.
O sino da minha terra, do alto da sua torre, desfruta duma encantadora paisagem.
E quantos sentimentos já provocou nas suas gentes!
Foi há exactamente nove anos, numa manhã quente de fim de Primavera, mas para mim tão gélida e dolorosa, que este mesmo sino tocou com tanta tristeza e sentimento, como nunca o tinha feito...

4 comentários:

gami disse...

O meu carinho para ti.Na verdade há recordaçoes que jamais passarão..
Como as perdas nos fazem sofrer!
Mesmo acreditando que um dia todos nos encontraremos!
beijinhos.

lulu disse...

-Linda a descrição da Mirita, sobre o sino da sua aldeia.
No final deixa-nos em 'suspense'!:
- Andem, adivinhem lá, porquem dodrou tão triste o sino da minha aldeia...

dina disse...

Olá Mirita! Acabo de chegar e fiquei contente por verificar que o Blog afinal parece ter
ressuscitado!
Parabéns pela linda homenagem prestada ao sino da tua aldeia! É quase comovente ver a forma carinhosa como falas desse lugar onde tens as tuas raízes!
Quanto aos toques do sino...é mesmo assim... alguns já estão perdidos no tempo. Outros irão continuar e assinalar dias felizes ou pelo contrário a deixar marcas nas nossas vidas que só o tempo ajudará a dissipar.

Um abraço amigo para toda a família Usama.

Mirita disse...

Olá amiga Dina!
Espero que tenhas tido umas óptimas férias.
Muito obrigada pelo comentário sobre o sino da minha aldeia.
Tenho andado muito ocupada com o meu neto, pouco tempo me tem sobrado, tenho ido para Viseu quase todos os dias.
Estamos à espera de ver um recanto maravilhoso dessas reconfortantes férias...
Muitos beijinhos.
Mirita.