sábado, 20 de junho de 2009

Terras do Demo

- Não admira que sejam quentes as Terras do Demo ! Só podiam ser quentes e disso não duvidei nem fiz queixa.
-Fiquei mais rica de conhecimento. Nunca me tinha debruçado tão a fundo sobre este escritor Beirão. Apenas li dele já lá vão muitissimos anos 'A MariaBenigna', e mal recordo o seu estilo. Mas ficou-me a vontade de conhecer bem a fundo este Beirão do Alto Paiva que hoje acordou para nós.
-O seu nascimento despertou-nos a curiosidade.Imaginem... filho de Padre!
Quisemos saber pormenores.
Ora, sua Mãe foi servir para casa do sr.Padre Joaquim Francisco Ribeiro.
Fizeram três filhos,que foram registados e baptizados noutra Paróquia, para salvaguardar a posi
ção do Pai.
Foram eles Aquilino, Melchior e Maria do Rosário. Todavia todos reconhecidos por escritura da sua paternidade.
- Visitámos a sua casa. A casa do seu caseiro.
Olhámos objectos fora de uso, obras de Arte, porcelanas, velhos postais, fotografias, resquícios da sua vida aventurosa.
- E fico-me por aqui, porque não tenho mais espaço para considerações...

3 comentários:

joao loureiro disse...

Fazem parte da minha biblioteca há muitos anos 8 livros nada de muito importante para um admirador como eu e minha mulher.Lemos todos e raros são os escritores de quem já li 8 livros. Nada de mais pois Aquilino escreveu 6o.Foi sempre perseguido politicamente.
Cito apenas a seguinte apreciação dita à escritora francesa que esteve em Portugal para escrever um livro sobre Salazar e da qual no momento não me lembro o nome, mas que é muito conhecida e citada sempre que se fala de Salazar. No decorrer da conversa com ela disse
Salazar:
"Comece o seu inquérito por Aquilino. É um inimigo do regime. Dir-lhe-á mal de mim, mas não importa: é um grande escritor".
É apenas uma achega ao texto muito bom que a Lulu publicou no blogue.

dina disse...

Olá amiga Lulu! Estou de volta.
Que pena... não ter podido ir a tão interessante visita a Terras do Demo! Acredito que ficou mais rica de conhecimento! Às vezes temos as coisas mesmo ao lado e não acordamos para elas! Acho que foi mais uma boa iniciativa da nossa universidade, só lamento não ter sido mais atrás no tempo e certamente, eu teria aproveitado a oportunidade! Mas outras virão!

Um abraço amigo para toda a família da Usama.

Mirita disse...

Amiga Lulu:
Se quiser ler alguns dos livros que eu tenho do Aquilino é só dizer que eu empresto-lhos e são eles:Via sinuosa(romance), Terras do Demo(romance), Quando ao gavião cai a pena(contos)e Caminhos errados(novela).
Também por cá estão o Romance da raposa e o Malhadinhas, mas de tão lidos e emprestados estão num farrapo.
Vou aqui acrescentar um episódio menos feliz na vida de Aquilino:
Em 1928 entra no movimento do regimento de Pinhel contra o Governo e é preso aqui na minha terra-Contenças e levado para o presídio do Fontelo.
Um abraço e até amanhã.
Mirita.