quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DIFERENÇA ENTRE O AMOR E A AMIZADE

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse a verdade...
O Amor é mais sensível,
A Amizade mais segura,
O Amor nos dá asas,
A Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
A Amizade vem faceira
e com troca de alegria e triteza,
torna-se uma grande e
querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem como um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do nosso coração.

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto.

(William Shakespear)

4 comentários:

joao loureiro disse...

Eu acho que ter um amigo é tão importante como uma grande paixão.
Mas acho que são dois sentimentos muito diferentes.
Muitas vezes uma grande paixão desaparece tão depressa como apareceu.
E um amigo verdadeiro é para sempre.
Este tema é muito interessante e gostaria de apreciar outras opiniões.

lulu disse...

Os três ultimos versos, deste Poema, são duma extrema sabedoria!
Devemos tê-los sempre em mente.

dina disse...

"Amor e amizade" podem ser efémeros, mas a busca do amor bem como da amizade é incessante.
São sentimentos sem os quais, é insuportável a vida!
Mas nem sempre sabemos cuidar bem deles!
Sim, muito sábios os três últimos versos.Talvez a chave deste inigma!

joao loureiro disse...

Muito bem observado pelas colegas.
De facto a chave do poema são os três últimos versos.
Mas de facto há neste mundo quem teve várias grandes paixões que se desfizeram por uma razão ou por outra.
Não é o meu caso que tive várias paixonetas, mas a minha grande paixão dura há 54 anos e nela coexiste a amizade com a mesma importância.