sábado, 29 de novembro de 2008

FILHÓS À MINHA MANEIRA


Queridas amigas e amigos, sim, porque tenho a certeza que entre nós haverá homens com "dedo" pra cozinha.Esta receita foi-me dada pela minha avó e espero que gostem tanto delas com eu, e todos cá em casa.
Já agora deixem que faça uma pequenina homenagem a duas pessoas queridas que fizeram de mim a mulher que sou-MINHA AVÓ E MINHA MÃE-.

E agora a receita que prometi:Ingredientes,

1kg de farinha de trigo
125 gr de manteiga
3 ovos
sumo de uma laranja
leite morno q.b.
sal q.b.
Açúcar a gosto
canela e açúcar para polvilhar
oleo para fritar

Modo de preparar

Deite a farinha num tigelão, faça-lhe uma covinha no meio e deite aí a manteiga desfeita num pouco de leite, os ovos inteiros, o sumo de laranja, açúcar, uma pitada de sal, que pode ser desfeito em leite morno. Amasse tudo com as mãos.
Quando vir umas bolhinhas na massa está pronta a fritar.
Ponha uma taça com oleo, uma com canela e uma com açúcar junto do fogão.
As filhós têm que dançar no oleo isto quer dizer que o recipiente onde vai fritar tem de ser fundo.
Por fim molhe os dedos no oleo , que colocou previamente numa taça, e estique a massa a seu gosto, mais ou menos do tamanho de uma mão, frite e passe pelo açúcar e depois pela canela.
Vá colocando as filhós num prato redondo grande.

P.S.-Coloque pedaços de massa fina, pois ela "engorda" bastante.Se houver muita gente pode duplicar a receita.

E para que a receita fique completa vou-lhes dar um molho que eu considero excelente para todos os fritos de natal:

MOLHO:
250gr de açúcar
1,5 dl de bom vinho do porto
0,5 dl de àgua
uma casca de laranja

Num tachinho, misture o açúcar com o vinho do porto, a àgua e a casca de laranja, leve a lume brando, com cuidado para o vinho não incendiar, e deixe ferver uns minutos,sirva este molho à parte.

BOAS FESTAS E BOM APETITE.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nanda, estou ansiosa por experimentar a sua receita... Tomara que chegue o Natal.

Anónimo disse...

Como a Lulu também eu estou ansiosa para experimentar atua receita.
Preparemo-nos para mais uns quilitos.....

Anónimo disse...

Na verdade não sou anónim,apenas me esqueci de assinar.

Um abraço para todos vós.

Maria da Graça -Gami

dina disse...

Há coincidências! Acabei há pouco de saborear uma.Eu adoro filhós e este fim de semana resolvi começar a ensaiar para o Natal. E até ficaram boas, modéstia à parte! Mas é uma receita muito diferente da tua! Esta vai a levedar umas horas e leva mais ovos e menos farinha. Mas eu gosto de todas!

Anónimo disse...

E não é que me váo aguçando o apetite!

Mas não quero começar tão cedo.....

Dina e se mandasses também a tua receita!
Gami

dina disse...

Graça!
Aqui fica a minha receita:
-0,5Kg de farinha
-6 ovos
-50g de fermento
-1/2copo de azeite(quente)
-Sal qb
-2colheres(sopa)de vinho do Porto
Preparação:
Desfaz-se o fermento num pouco de água morna com uma pitada de sal, juntam-se os ovos,o Porto e bate-se tudo com a batedeira.Vai-se depois juntando a farinha e quando a massa começa a ficar mais consistente, amassa-se com a mão até fazer bolha.Prepara-se para levedar, mas em vez de ser com farinha é com azeite.Depois de levedada(cerca de uma hora), dispõe-se em montinhos num tabuleiro e tendem-se as filhoz(com azeite em vez de farinha)na palma da mão.Fritam-se no óleo bem quente e polvilham-se com açúcar e canela.
´
Bom apetite!
E cortem em outras coisas... para poderem saborear a gulosa
tradição natalícia!

dina disse...

Tenho uma correcção a fazer:
A palavra "filhoses" assim é que está bem escrita.

Anónimo disse...

Dina obrigada pela tua receita já tomei nota-as vossas filhoses
DEVEM ser uma delìcia-
Amanhâ se tiver um bocadinho jà

vou experimentà-as.
Maria da Graça