domingo, 22 de junho de 2008

Tradições do S.João na minha aldeia...


De todos os Santos Populares, o S. João sempre foi o mais festejado na minha aldeia, embora não seja o seu Padroeiro e nem sequer tem imagem nos altares da capela.

Nos meus tempos de menina e moça a noite de S. João era pequena para se tomar parte em todas as brincadeiras, hoje apenas prevalece a de "saltar a fogueira".

Apanhavam os rosmaninhos que à noite e ao outro dia iam ser queimados nas cheirosas e fumentas fogueiras. Toda a juventude alinhava a saltá-las desde o cimo ao fundo do povo e ao mesmo tempo iam jogando a "panelinha", sendo esta de barro, atirada de um para o outro de costas. E assim se iam partindo várias panelinhas ao longo da noite, sempre que ela ia ao chão.

Também nessa tarde, era cortado um pinheiro , chamavam-lhe "vareleiro"por ser esguio e alto, revestiam-no com vides e palha e no cimo atavam-lhe com "nagalho" de palha um cântaro de barro com um gato dentro.Depois erguiam o pinheiro no largo da capela e a partir do fundo ateavam o fogo ...Estão a ver a crueldade do acto???......Quando o fogo chegava ao atilho, o cântaro estatelava-se e o gato ...pernas para que vos quero...

Felizmente esta barbaridade já acabou há largos anos!

A rapaziada "roubava" os vasos mais floridos das escadas e mirantes das senhoras e colocava-os à volta dos fontanários.

No dia de S. João a festa continuava e normalmente acabava já noite alta com um bailarico ao som do realejo.

6 comentários:

Anónimo disse...

O texto é da minha autoria e imagem fui buscá-la a "rosmaninhos"...

Anónimo disse...

Numa terra qualquer tentou-se retomar um destes anos essa "tradição " do gato.
Desconhecia que existia em mais terras

joao loureiro disse...

Já tinha ouvido falar nesta tradição e suponho que em Mangualde também se fazia, mas mesmo quando era criança nunca assisti.
Entretanto desapareceu !

joao loureiro disse...

A imagem que escolheu é muito bonita e apropriada, porque nas fogueiras costumava deitar-se rosmaninho.
Disso ainda me lembro!

Lia disse...

A Lia disse :
Se não saltou as fogueiras pelo S. João venha saltá-las pelo S. Pedro.

dina disse...

Afinal... as tradições dos Santos populares são muito parecidas por este pequeno país!
Em Penalva, onde eu vivi, até há 20 anos atrás, também eram muito parecidas as brincadeiras, mas a do "pobre gato" não conhecia!Quanto ao jogo da panela ou do cântaro que deveria ser sempre de barro, as pessoas aproveitavam para se livrarem dos cacos velhos que tinham: desde as panelas, aos potes, cântaros...e até os partiam prepositadamente na euforia da diversão! Havia ainda uma outra tradição que eram as "cascatas" de S.João se bem me lembro: que era uma espécie de um presépio cuja figura principal era o S. João e depois era montada de acordo com a imaginação de cada um, usando diferentes materiais e representações da vila ou até da rua de quem a fazia. Cada um primava para que a sua cascata fosse mais bonita que as outras que depois eram visitadas ao longo da vila e onde muitas vezes se deixava uma moedita.
Seria bom que estas tadições não se deixassem morrer!!!