quarta-feira, 18 de junho de 2008

Visita ao Museu Colecção Berardo


Nunca estudei, frequentei ou tive qualquer participação activa em Artes.Quer isto dizer, que para além do que vou ouvindo na Comunicação Social, não sou a pessoa indicada para fazer um pequeno resumo da exposição que tive oportunidade de visitar no último fim de semana. Não sei mesmo usar linguagem adequada. Por tudo isto, que me desculpem as pessoas mais entendidas.


Na nossa deslocação ao Centro Cultural de Belém, fomos visitar o museu que acolhe a colecção Berardo. Nele apreciámos exposições temáticas de pintura, escultura, arquitectura, ...


Viajámos pela história das artes plásticas, desde o Século XX até aos nossos dias: figuração, surrealismo, minimalismo, arte pop, etc..


Reconhecemos e analisámos obras de Picasso, Miró, Dali, Mário Cesariny, Paula Rego e outros.


No final da tarde ainda tivemos oportunidade de recordar uma História mais antiga, recuando até ao Século XV com a visita à Torre de Belém, essa pequenina jóia, marco da saída do cordão umbilical para novas paragens; ao Padrão dos Descobrimentos, em homenagem a esses bravos marinheiros que tiveram a coragem de partir para o desconhecido e ainda ao Mosteiro dos Jerónimos que, pela sua grandiosidade, ficará a atestar para sempre a grande Epopeia do Povo Português.




A foto é da minha autoria, tirada a parte de uma obra de "Pintura - Escultura" da Colecção Berardo"

3 comentários:

joao loureiro disse...

Neste caso acho muito bem que a Mirita diga que a fotografia é da sua própria autoria.
O texto que escreveu serve de justificação daquilo que ninguém duvidava dito por si.

Anónimo disse...

Amigo J.Loureiro:
Já constatei que o endereço que coloquei na imagem do meu trabalho sobre Camões está incompleto,pelo que já tentei explicar melhor num comentário a esse trabalho.
Continue a dar as suas opiniões,sugestões,apresentar dúvidas...que eu farei o mesmo.
Esta troca de ideias é que é motivadora!

dina disse...

Mais uma vez a Mirita, com sua alma generosa e como já vai sendo hábito, voltou a partilhar connosco a sua última experiência...a visita à exposição da Colecção Berardo.
Obrigada Mirita, embora sem lá ir, ficámos um pouco mais esclarecidos.